‘Crescimento econômico é o que vai voltar a criar empregos’, diz secretário especial

  • Por Jovem Pan
  • 09/01/2019 10h09
Fotos Públicas“A gente precisa fazer de tudo para a economia voltar a crescer", disse Carlos Alexandre da Costa

O desemprego ainda é um problema grave para o Governo de Jair Bolsonaro tentar reverter. Além de uma retomada econômica mais vigorosa, o Planalto busca gerar mais empregos também aos desalentados.

“A gente precisa fazer de tudo para a economia voltar a crescer. Economia que cresce gera empregos, e economia que entra em recessão destrói empregos. O problema também é o desalento. O crescimento econômico é o que vai voltar a criar empregos”, disse o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Alexandre da Costa, em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã.

Na busca de aumentar a oferta de trabalho, o Governo tem um Sistema Nacional de Emprego, que busca fazer uma combinação de quem oferta e de quem procura por uma vaga de trabalho. “Infelizmente esse sistema tem sido pouco efetivo. Menos de 10% das pessoas conseguem encontrar aquilo que busca. Temos projeto de acelerar digitalização desse sistema. Isso é medida de curto prazo”, explicou.

Uma segunda medida é a desobstrução de setores mais empregadores, como o da construção, que sofre com excessos de burocracia. “Vamos ter força-tarefa para desobstruir e para mais rapidamente gerar empregos”.

Confira a entrevista completa: