Dados sobre a alimentação inadequada dos adolescentes preocupam o Governo
Mais da metade dos adolescentes acompanhados pelo SUS têm se alimentado mal, segundo dados do Ministério da Saúde.
De acordo com a pasta, 55% dos jovens informaram consumir no dia a dia alimentos industrializados, como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e biscoito salgados.
Do total, 43% também afirmaram ter o hábito de consumir biscoitos recheados, doces e guloseimas; e 42% de hambúrgueres e embutidos.
Os números alertam o governo para a má alimentação dos jovens e o risco do aumento da obesidade. Hoje, 8,2% dos adolescentes entre 10 a 19 anos, atendidos nas unidades de saúde, estão obesos.
A nutricionista Maria Cecília Corsi ressaltou que a má alimentação na adolescência, traz consequências para o futuro. Ela chamou a atenção que os adolescentes são os mais resistentes a mudarem os hábitos alimentares, e por isso, a orientação alimentar saudável deve ser prática e de fácil acesso.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a alimentação inadequada varia entre as regiões do país. No Sul, 59% dos adolescentes consomem macarrão instantâneo, salgadinhos e biscoitos. Já no Norte, esse índice cai para 47%.
*Informações da repórter Natacha Mazzaro
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.