Desabastecimento por falta de caminhões não vai acontecer, opina fundador da TruckPad

  • Por Jovem Pan
  • 28/04/2020 09h56 - Atualizado em 29/04/2020 09h16
Agência Brasil O fundador da TruckPad acredita que um desabastecimento nas cidades por problemas no transporte de cargas não vai acontecer

O fundador e presidente da TruckPad, plataforma que trabalha por meio de um aplicativo unindo as transportadoras aos caminhoneiros autônomos, Carlos Mira, explica ao Jornal da Manhã desta terça-feira (28) como os trabalhadores do setor estão se organizando para garantir que não haja desabastecimento nas cidades e para manutenção das atividades.

Segundo ele, embora 90% dos usuários transportadores do aplicativo tenham apresentado queda no movimento, os trabalhadores da classe continuam disponíveis e o agronegócio continua “trabalhando a todo vapor”.

“Estatísticas dão conta de quase 1,2 milhão de caminhoneiros autônomos. A gente sabe que cerca de 40% dos produtos que circulavam deixaram de circularam. Alguns deles estão todos bastante preocupados, alguns estão entrando nos programas do governo. Estão todos procurando fazer alguma cosia com seus caminhões e minimamente manter o sustento. A galera está toda rodando e procurando trabalhar de alguma forma.”

Por isso, o fundador da empresa acredita que um desabastecimento nas cidades por problemas no transporte de cargas não vai acontecer. “Olha, eu acredito que desabastecimento por falta de caminhões não vai acontecer. Existe uma quantidade muito grande [de trabalhadores], esse setor vai se acomodar, os preços podem sofrer acomodação, mas o desabastecimento por falta do transporte não vai acontecer.”

Carlos Mira afirma ainda que a maior dificuldade enfrentada pelos caminhoneiros, no entanto, está nos serviços de apoio que, nem sempre, estão à disposição.

“A dificuldade que eles encontram são nos pontos que os abastecem. A grande reclamação é essa, não são todos os postos que estão à disposição. A galera está toda disposta a trabalhar, mas enfrentam dificuldade quando precisam para abastecer o caminhão ou até para o próprio sustento.”

Quanto às medidas de isolamento e restrições para evitar o contágio pelo novo coronavírus, o fundador da TruckPad diz que os trabalhadores estão informados sobre as medidas.

“Nos sabemos que os caminheiros autônomos eles, literalmente, já trabalham isolados socialmente, então eles estão tecnicamente isolados. No começo da pandemia, nós fizemos uma pesquisa junto aos usuários caminhoneiros e  percebemos que 100% estão a disposição para continuar trabalhando. Considerando que eles ficam isolamento, eles estão super bem informados.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.