‘Descartar lixo no lugar correto vai melhorar vida da população’, diz secretário sobre chuvas em São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 05/07/2019 08h41
ESTADÃO CONTEÚDOChuva em São Paulo interdita Marginal Tietê e Rodovia Anhanguera nesta sexta-feira

O secretário de Coordenação das Subprefeituras de São Paulo, Alexandre Modonezi, destacou a importância de que a população da cidade descarte o lixo produzido corretamente. Em entrevista ao Jornal da Manhã, ele afirmou que alguns dos principais pontos de alagamento e trânsito nesta sexta-feira (5) devido às fortes chuvas que atingem a capital são auxilados pelo mal descarte.

“A população ainda tem dificuldade de se conscientizar a jogar o lixo no local certo. É algo que melhora a vida de todos”, declarou. “Já melhorou do que era antes, mas ainda é preciso um processo de educar, e as pessoas precisam entender a necessidade do descarte correto. A rua é de todos, isso não pode ser visto de outra forma”, continuou.

Segundo Modonezi, esse é um dos principais problemas da região do Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), que é varrida entre três e quatro vezes por dia, mas está com problemas de trânsito e alagamento nesta sexta. “A cidade também vive um problema sério com quadrilhas de descarte de entulho de obra”, lembrou.

O secretário explicou que ações preventivas estão sendo tomadas, inclusive em um dos maiores focos de problema de hoje, que está na Marginal Tietê. “É um problema pontual que está causando grande desconforto. A calha do Rio está no limite, e por isso, as bombas que jogam a água de volta para o Rio Tietê estão devolvendo essa água para a pista”, disse.

De acordo com ele, providências para resolver esse problema já estão sendo tomadas, como a implantação de seis novas bombas. Outras, já instaladas, estão apenas esperando a calha baixar para voltar a devolver a água para o Rio.

Sobre a interdição desta sexta na Marginal, Modonezi volta a lembrar sobre a quantidade de lixo jogada nos córregos. “É muito grande. Alaga as tubulações, atrapalha os serviços que fazemos.Descartar lixo no lugar correto melhora vida e evita que sistema de drenagem da cidade fique obstruído”, reforça.

Prevenção

Modonezi afirma que um trabalho intenso de prevenção está sendo feito durante o período de seca, que normalmente acaba em setembro. “Estamos preparando a drenagem da cidade para o período de chuva, todas as equipes estão trabalhando em limpeza.”

De acordo com ele, é nesse período que os funcionários conseguem entrar em córregos e ajudar na drenagem da cidade, além de removerem lixo e terra para evitar alagamentos e desabamentos.