Desconto na conta da Cedae deve ser definido na semana que vem

  • Por Jovem Pan
  • 23/01/2020 06h51
Reprodução/Cedae Fachada da Cedae Cedae vai decidir se moradores afetados por crise no abastecimento irão receber desconto

A possibilidade de desconto na conta de água dos moradores do Rio de Janeiro afetados pela crise da água, que começou neste início de ano, vai ser decidida pela Cedae na semana que vem. A ideia foi lançada informalmente, em tom de cobrança, pelo governador Wilson Witzel (PSC-RJ) nos bastidores do Palácio Guanabara, e vai ganhando corpo e apoio. 

Desde o início de 2020, a água fornecida pela Cedae que sai das torneiras das casas, residências e estabelecimentos comerciais tem cor e cheiro de terra, resultado da proliferação da alga geosmina. 

O Conselho de Administração da Cedae vai ser reunir no próximo dia 30 para bater ou não o martelo sobre a possibilidade de desconto. A Cedae é uma empresa lucrativa. No último exercício, por exemplo, rendeu cerca de R$ 800 mi. A privatização pode render aos cofres públicos fluminenses mais de R$ 10 bi, segundo estimativas feitas pelo poder executivo.

Sobre a crise na água, o governador fala em sabotagem por parte de pessoas interessadas em atrapalhar a venda da estatal. Nesta quarta-feira, ele foi questionado por uma moradora sobre o assunto, e disse que o problema será resolvido em até uma semana.

Enquanto isso não acontece, os moradores do Rio de Janeiro apelam para água mineral, fervem a água em casa e torcem para não ficarem com problemas de saúde. Médicos já revelaram um aumento de casos de problemas gastrointestinais em unidades públicas e privadas desde o início da crise.

* Com informações do repórter Rodrigo Viga.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.