Dias Toffoli assume presidência do STF nesta quinta (13)
Tudo pronto em Brasília para a posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli.
O presidente Michel Temer, ministros e parlamentares já confirmaram presença. A expectativa é de mudanças não só na gestão, mas também na pauta de votações do Supremo. Toffoli sinaliza também que pretende ter uma maior interação tanto com o Congresso quanto com o Palácio do Planalto.
Foi o ministro por exemplo, que negociou pessoalmente com o presidente Temer a proposta de reajuste de salários dos ministros do STF.
Nesta quarta-feira (12), na última sessão de Cármen Lúcia à frente da Casa, ela foi elogiada pelo trabalho realizado nos dois anos em que esteve no comando do Tribunal. A gestão, no entanto, foi marcada por críticas e embates entre os dois grupos distintos que se formaram dentro do tribunal.
O ministro Marco Aurélio Mello lembrou que a ministra sempre prestou contas e afirmou que é difícil, quase impossível, agradar a todos.
O trabalho realizado nos presídios, para saber exatamente qual é hoje a população carcerária, assim como o trabalho realizado para garantir os direitos da mulher presa, foram elogiados tanto pela Advocacia-Geral da União, quanto pela Procuradoria-Geral da República.
Advogados ressaltaram a inteligência, elegância e serenidade de Cármen Lúcia à frente do tribunal. A ministra ainda rebateu críticas de que é centralizadora. Afirmou que teve encontros todos os meses com os presidentes de tribunais de Justiça e tribunais federais e lembrou que a pauta é muito extensa por isso o Judiciário acaba não respondendo na velocidade pretendida.
Cármen Lúcia ainda disse que, a partir de hoje, será novamente promovida a juíza.
O novo presidente do STF, o ministro Toffoli, já divulgou a pauta de votação para as próximas semanas. Os temas são diversos: da área social, ambiental e trabalhista.
*Informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.