Doria culpa falta de empenho de governadores do Nordeste por estados fora de proposta

  • Por Jovem Pan
  • 14/06/2019 08h10 - Atualizado em 14/06/2019 08h44
  • BlueSky
Valter Campanato/Agência Brasil João Doria afirmou que a retirada de estados e municípios do relatório obrigaria o Governo Federal a socorrer as contas de entes federativos

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, atribuiu nesta quinta-feira (13) a exclusão de estados e municípios do texto da reforma da Previdência à má articulação de governadores do Nordeste com as respectivas bancadas na Câmara dos Deputados.

Na última terça-feira (11), os governadores assumiram o compromisso em articular com suas bancadas a aprovação da reforma com a inclusão de estados e municípios, mediante a retirada de alguns pontos do texto, como o BPC e mudanças na aposentadoria rural.

João Doria ainda acredita que a articulação prometida pelos governadores do Nordeste deve se materializar em forma de voto nas próximas semanas. “Faltou ordenação, comando e entendimentos das bancadas do Nordeste brasileiro vinculadamente aos governadores que comandam os Estados da região”.

Para Doria, a retirada de estados e municípios foi uma estratégia do relator e da base do Governo para evitar embates e se ter uma votação expressiva na Comissão Especial.

O governador também lembrou a fala do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e afirma que ainda existe chance de estados e municípios serem incluídos na reforma por meio de um aditivo.

Segundo João Doria, é “impossível” realizar a reforma da Previdência sem estados e municípios e afirma que a retirada obrigaria o Governo Federal a socorrer as contas de entes federativos.

*Com informações da repórter Victoria Abel

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.