Doria diz que cidade está preparada para receber venezuelanos nesta quinta (05)
Desembarcam nesta quinta-feira (05), em São Paulo, os 100 primeiros imigrantes venezuelanos trazidos de Roraima. O envio dos refugiados à capital paulistana faz parte do processo de interiorização assertado entre o Governo federal e a Prefeitura.
Eles sairão de Boa Vista em um voo da Força Aérea Brasileira e ficarão acomodados em dois Centros Temporários de Acolhida: um em Santo Amaro, na zona sul da cidade e outro em São Mateus, na zona leste.
O prefeito de São Paulo, João Doria, disse que a cidade já está preparada para acolher os venezuelanos e que metade tem emprego garantido: “temos já um Centro Temporário de Acolhimento preparado e programa diferenciado de treinamento para que essas pessoas possam ter acesso a emprego. Conseguimos de grande empresa de contact center que precisa de pessoas que dominam o idioma espanhol para 50 dos 100 primeiros venezuelanos”.
No total, a cidade de São Paulo receberá 300 venezuelanos. Os outros 200 deverão chegar nos próximos meses.
Representantes religiosos vão ajudar no processo de integração dos recém-chegados.
A cidade aceitou receber homens jovens solteiros com escolaridade a partir do ensino médio e famílias. A escolha dos refugiados encaminhados para a capital paulistana foi feita pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, a Acnur, e pela Casa Civil.
Desde 2015, mais de 40 mil venezuelanos já entraram no País, fugindo da crise econômica e política que atinge a Venezuela.
Além de São Paulo, o Governo federal anunciou que os imigrantes seriam distribuídos também no Amazonas, Paraná e Mato Grosso do Sul.
*Informações da repórter Natacha Mazzaro
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.