Doria anunciará ainda em 2019 a extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos

Neesta terça-feira (4), o prefeito de Guarulhos, Guti, foi ao Palácio dos Bandeirantes pedir explicações. No dia anterior, o governo estadual autorizou a retomada das obras até a Penha

  • Por Jovem Pan
  • 05/06/2019 07h18 - Atualizado em 05/06/2019 11h58
Estadão Conteúdo O governador de São Paulo, João Doria (PSDB)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta terça-feira (4) que vai anunciar ainda neste ano a extensão da linha dois-Verde do Metrô até Guarulhos. Durante a campanha eleitoral, o tucano prometeu que o ramal que hoje liga à Vila Madalena à Vila Prudente chegaria até a cidade da região metropolitana.

No começo da semana, a administração autorizou a retomada das obras, mas apenas contemplando o trecho que vai até a Penha. Já nesta terça, o governador João Doria disse em entrevista no Palácio dos Bandeirantes que a ligação para Guarulhos continua nos planos.

“Apenas neste ato anunciado ontem e assinado ontem, estabelecemos o compromisso de R$ 5 bilhões e o projeto executivo consiste em R$ 130 milhões. Vamos ter um outro ato, em algum momento, neste ano ainda, anunciando a segunda etapa até Guarulhos. Vai até Guarulhos”, garantiu o governador.

Também nesta terça, o prefeito de Guarulhos foi ao Palácio dos Bandeirantes atrás de explicações. Guti (PSB) sugeriu ao Estado que, se necessário, o trecho entre Penha e a cidade seja financiado por meio de parceria público-privada.

“Isso é possível, começar os estudos, lançar uma PPP [parceria público-privada] no mercado, para que os investidores externos, inclusive os privados, tenham essa intenção de investir e a gente sabe que isso pode parar em pé. é uma proposta econômica com certeza viável”, disse.

Enquanto o Metrô não chega até Guarulhos, o estado vai receber em agosto oito novos trens para a linha treze-Jade, que liga Engenheiro Goulart ao aeroporto internacional.

O vice-governador, Rodrigo Garcia, considera que eles devem motivar um número maior de passageiros a utilizar o ramal da CPTM. “Os trens novos que a partir de agosto o governador começa a entregar vai chamar a população de Guarulhos a usar o trem existente porque vamos ter viagens mais rápidas e mais confortáveis”, afirmou Garcia.

Os trens terão como diferencial a instalação de um bagageiro para malas pequenas localizado acima dos assentos e um espaço específico para malas grandes. A frota será construída por um consórcio entre a chinesa Sifang e a espanhola Temoinsa com custos de trezentos e dezesseis milhões de reais.

*Com informações do repórter Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.