Doria e Enel lançam programa para eliminar postes e fios elétricos em São Paulo
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, nesta quarta-feira (9), um projeto de transformação da rede elétrica do Estado. O programa, que pretende digitalizar a distribuição da energia, foi lançado ao lado do CEO da Enel, Francesco Starace.
O objetivo é implementar mais cabos subterrâneos, novas tecnologias e inteligência artificial para eliminar postes e fios na região metropolitana da cidade
Os primeiros testes acontecerão na bairro da Vila Olímpia, zona sul da capital, mas Doria afirma que já existe um plano para a ampliação da tecnologia pela cidade. “A Vila Olímpia é o primeiro exemplo, mas nós vamos gradualmente ampliar isso pela cidade e por outras áreas, também, servidas pela Enel”, afirmou.
O investimento inicial previsto é de R$ 125 milhões e a fase de planejamento deve durar até dois anos.
O presidente global da Enel, Francesco Starace, reconhece que essa é uma jornada longa e depende do planejamento feito junto às autoridades. Ele ainda afirmou que a italiana Enel deve voltar a estudar a compra de mais distribuidoras de energia no Brasil em 2020. A Light, no Rio de Janeiro e a CEB, do Distrito Federal, estão no radar da empresa.
*Com informações da repórter Victoria Abel
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.