Eleições 2018: TSE lança aplicativo que permite acompanhamento de apuração em tempo real

  • Por Jovem Pan
  • 01/10/2018 06h20 - Atualizado em 01/10/2018 07h58
Marcello Casal Jr./Agência Brasil Autoridades recomendam atenção ao manusear o celular em locais abertos e com grande circulação de pessoas Será possível, no aplicativo, selecionar o candidato favorito e, a partir daí, acompanhar o desempenho dele no domingo

Neste domingo (07), os eleitores vão poder acompanhar de perto a apuração dos votos do seu candidato.

Uma ferramenta lançada essa semana pelo Tribunal Superior Eleitoral vai permitir que os resultados da eleição do domingo sejam acompanhados em tempo real. O aplicativo já está disponível para download no celular ou no computador tanto para Android quanto para IOS.

Antes da eleição, será possível consultar, por exemplo, o nome e número de todos os candidatos a presidente, governador, senador, deputado, federal, estadual e distrital. Será possível também no aplicativo selecionar o candidato favorito e, a partir daí, acompanhar o desempenho dele no domingo.

O aplicativo foi usado em 2014, nas eleições municipais em 2,7 milhões de dispositivos. Essa semana também as urnas eletrônicas serão lacradas pelos Tribunais Regionais Eleitorais e transportadas para os locais de votação.

Na última sexta-feira (28), o Conselho Nacional de Justiça adotou Medidas cautelares contra o juiz Eduardo Luiz Rocha Cubas, do Juizado Especial Federal Cível de Formosa aqui em Goiás. Ele ameaçava prejudicar deliberadamente a realização da eleição no dia 7 de outubro.

Segundo a Advocacia-Geral da União, o magistrado planejava conceder uma liminar na tarde da próxima sexta-feira determinando o recolhimento das urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação.

O secretário de tecnologia do TSE, Giuseppe Janino, criticou toda e qualquer tentativa de tumultuar o processo eleitoral brasileiro.

No Tribunal Superior Eleitoral estão previstas ainda esta semana duas sessões plenárias onde serão julgados recursos de candidatos, pedidos de resposta e questões relacionada à propaganda eleitoral. Se for necessário podem ser convocadas sessões extraordinárias para analisar todos os questionamentos antes do domingo.

Confira a cobertura completa das Eleições 2018

*Informações da repórter Luciana Verdolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.