Eleições gerais na Itália ocorrem no domingo (04); partido de Berlusconi está na frente
As eleições gerais na Itália acontecem no domingo, dia 4 de março, com três grandes forças políticas em disputa e uma ligeira vantagem para a direita.
Ainda assim, nenhum partido deve obter a maioria necessária para compor o governo, de 40%, gerando um clima de total incerteza.
De acordo com as recentes pesquisas, a coalizão de direita liderada pelo magnata e três vezes primeiro-ministro Silvio Berlusconi e seu partido Forza Italia tem 35% dos votos. Em segundo está o movimento 5 Estrelas, com 26% dos votos.
Esse movimento se auto define como um não partido italiano, foi criado pelo comediante Beppe Grillo, com a finalidade de deslocar os partidos tradicionais para colocar cidadãos comuns no poder.
Em terceiro nas pesquisas está o Partido Democrático do ex-premiê Matteo Renzi, com 21%.
Na corrida para as próximas eleições legislativas neste domingo, 24 brasileiros e italianos residentes no Brasil vão concorrer a uma vaga no Parlamento.
Renata Bueno, primeira deputada ítalo-brasileira eleita pela Circunscrição América do Sul em 2013 tenta a reeleição. Ela contou também que durante o seu mandato ela se concentrou em demandas de brasileiros em relação aos serviços consulares e em reativar acordos bilaterais
A votação dos parlamentares no Brasil terminou nesta quinta-feira e o resultado sai no domingo.
Apesar da articulação para incentivar os votos no exterior, o Brasil ainda tem índices baixos de comparecimento às urnas, de apenas 35%.
Em todo o País há 350 mil eleitores aptos a votar, metade deles estão em São Paulo.
*Informações do repórter Victor Moraes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.