Em ligação com presidente Trump, Brasil justificará que não é ameaça aos EUA, diz ministro
Segundo maior exportador de aço aos Estados Unidos, o Brasil está, de acordo com o Governo brasileiro, em fase de negociações para ser excluído da sobretaxa nas tarifas do produto e de alumínio.
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, afirmou que há duas etapas de negociação e uma delas já está acontecendo. A primeira é entre empresas americanas e o governo dos EUA. “As empresas pedem a exclusão dos produtos que elas exportam dessa taxação. Isso afeta o custo da empresa que importa aço, e eles querem excluir produtos desta nova taxação”, explicou.
A segunda fase é a negociação governo a governo. “Temer está agendando, estamos agendando uma ligação com o presidente Donald Trump, para justificar que o Brasil não é ameaça aos Estados Unidos. Brasil é forte importador de carvão siderúrgico, por exemplo. Importamos isso e representa metade do valor de nossas importações de aço. Vamos colocar isso na conversa”, disse o ministro.
Sobre as declarações de ministros e do próprio presidente Michel Temer de que houve a suspensão da sobretaxa das tarifas, Aloysio Nunes reafirmou que enquanto as negociações perdurarem, a taxa não será aplicada. Mas ele alertou: “tudo dependerá da decisão de Trump. Neste momento não foi suspensa [a taxa] porque também não aplicada”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.