Em nova fase da Lava Jato, PF cumpre seis mandados de prisão

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2018 07h48 - Atualizado em 08/05/2018 08h36
  • BlueSky
Divulgação Divulgação Operação Déjà vu da Polícia Federal ocorre em três estados

A Polícia Federal deflagrou na manha desta terça-feira (8), a 51ª fase da Lava Jato. Batizada de Déjà vu, a Operação cumpre seis mandados de prisão no Rio de Janeiro, Espirito Santo e São Paulo.

Segundo a PF, são quatro mandados de prisão preventiva e dois de prisão temporária, além de outros 17 de busca e apreensão. Todos os envolvidos serão levados para depor na sede da PF em Curitiba.

As investigações apontam para crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e fraudes em licitações. Os alvos são investigados por corrupção, associação criminosa, fraudes em contratações públicas, lavagem de dinheiro, dentre outros delitos.

Os mandados de prisão preventiva são cumpridos no Rio de Janeiro, Paraty, Niterói e Miguel Pereira, todos no Estado do Rio. As prisões temporárias acontecem também no Rio e em Guaratinguetá (SP). Já as incursões de busca e apreensão acontecem, além das cidades citadas, em Jacuecanga, Petrópolis, Duque de Caxias e Areal, no Rio de Janeiro, além de Vitória, capital do Espírito Santo.

As investigações apontam que as propinas proveniente da construtora Odebrecht para a obtenção do contrato investigado neste momento foram destinados a agentes públicos e partidos políticos. O nome da Operação remete ao fato da investigação identificar que o “modus operandi” dos alvos já foi “amplamente revelado pela Operação Lava Jato”.

A empresa obtinha contratos junto à Petrobras, em valores superfaturados, mediante o pagamento de vantagens indevidas à executivos e gerentes da empresa petrolífera. Esse dinheiro era repassado através de offshores no exterior.

*Com informações complementares da Estadão Conteúdo

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.