Em posse, Boris Johnson é alvo de protestos e afirma que Brexit sai mesmo sem acordo
O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, falou que o país vai deixar a União Europeia (UE) em 31 de outubro. Ele também disse que não quer que o Brexit aconteça sem um acordo, mas que o Reino Unido precisa se preparar para isso, pois essa possibilidade “é remota, mas existe”.
Johnson tomou posse nesta quarta-feira (24) e já se encontrou com a Rainha Elizabeth. Membros do novo gabinete escolhidos por ele também foram ao escritório do número 10, da Downing Street, endereço historicamente ocupado pelos primeiros-ministros do Reino Unido.
A posse do líder do Partido Conservador foi marcada por protestos da oposição. Em Londres, os manifestantes seguravam cartazes com dizeres contra Johnson e contra o Brexit. Os policiais precisaram tirar do meio da rua um grupo de ambientalistas, que tentou bloquear o caminho do novo primeiro-ministro. Eles seguravam uma faixa pedindo atenção para emergências climáticas.
Johnson é a favor da saída do Reino Unido da UE, o Brexit, que deveria ter acontecido no fim de março deste ano. Como a primeira ministra anterior, Theresa May, não conseguiu o apoio dos deputados para o pacto com o bloco europeu, o prazo foi adiado.
Essa dificuldade em lidar com o Brexit fez com que May renunciasse ao cargo. Em seu discurso de despedida, que também aconteceu nesta quarta-feira (24), May parabenizou Johnson e desejou a ele e ao governo sorte dos meses que estão por vir.
*Com informações da repórter Mariana Janjácomo
Assuntos
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 semanas