Em processo de interiorização, 91 venezuelanos são levados de Roraima para outros Estados
Noventa e um imigrantes venezuelanos foram enviados de Roraima para três Estados nesta quinta-feira (30). Esse foi o oitavo voo da Força Aérea Brasileira no processo de interiorização dos que fogem da crise humanitária no país vizinho.
Quatro imigrantes foram levados para Brasília, 27 para o Rio de Janeiro e 61 para Goioerê, no Paraná. Ao entrar no Brasil, os participantes do processo foram vacinados, fizeram exames de saúde e conseguiram um CPF e uma carteira de trabalho.
Assim, eles podem solicitar acesso a programas sociais. No total, 1.098 venezuelanos já foram levados de Roraima para outras regiões do país. Além dos três destinos desta quinta, cidades como São Paulo, Manaus, João Pessoa e Cuiabá também vêm recebendo pessoas.
A princípio, eles permanecem em abrigos por até três meses, podendo prorrogar o prazo caso não consigam trabalho. Segundo a Casa Civil, a partir da semana que vem, cerca de 400 venezuelanos por semana devem ser transportados para outros Estados.
O governo afirma que cerca de 5,5 mil abrigos no país estão aptos a receberem os imigrantes com segurança e conforto. De acordo com o IBGE, o Brasil tem hoje perto de 30,8 mil venezuelanos.
*Informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.