Em quarto ataque a consulados brasileiros no exterior, posto de Zurique é vandalizado
O consulado do Brasil em Zurique, na Suíça, amanheceu manchado com tinta vermelha nesta segunda-feira (23). O ataque foi registrado pelo deputado suíço Claudio Schmid, que publicou as imagens do local no Twitter e responsabilizou ativistas de extrema esquerda pelo ataque.
Das brasilianische Konsulat wurde Ziel eines hinterhältigen Anschlags. Mutmassliche linksradikale Extremisten stehen im Vordergrund. Polizei ermittelt. pic.twitter.com/K8dY1DiPzx
— Claudio Schmid (@schmid_claudio) September 23, 2019
A polícia de Zurique confirmou a ação e afirmou que as investigações estão em andamento. Este foi o quarto ataque a postos diplomáticos do Brasil no exterior só neste ano.
Em agosto, ativistas do grupo ‘Extinction Rebellion’ jogaram tinta vermelha na embaixada brasileira em Londres. De acordo com os responsáveis pela ação, o objetivo era protestar contra os danos à Amazônia e aos índios.
Em Berlim, a embaixada do Brasil foi vandalizada em duas ocasiões no início deste ano. No primeiro ataque, os vidros foram pichados com a frase “Lutaremos contra o fascismo no Brasil”.
Na Nova Zelândia, um escritório brasileiro também foi alvo de vandalismo.
*Com informações da repórter Larissa Coelho
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.