Em resposta a escândalos, Caixa anuncia novas medidas de governança
A Caixa Econômica Federal aprovou novas medidas de aprimoramento de governança corporativa. Após reunião nesta quinta (11), o Conselho de Administração decidiu rever o Código de Ética e Conduta da estatal e o ambiente de controle, com a criação da Diretoria Executiva de Controles Internos e a Diretoria de Auditoria Interna.
Além disso, vai ser criado um portal de transparência com informações sobre processos, políticas, estrutura de governança, operações com entes públicos e contratações de fornecedores.
De acordo com a própria Caixa, o objetivo das medidas é evoluir em estrutura e funcionamento dos Conselhos, transparência, eficiência operacional e gestão de contratos e patrocínios. Nos últimos anos, a Caixa foi atingida por um forte esquema de corrupção que desviou bilhões da empresa.
De acordo com delações da Odebrecht e da J&F, além da confissão de um ex-vice-presidente da estatal, o esquema teria abastecido caixa dois do MDB e enriquecido ilicitamente membros do partido. Entre eles, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, apontado como líder do grupo. Cunha teria se associado ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, que fazia parte da diretoria do banco, e juntos teriam intermediado mais de R$ 1 bilhão em empréstimos da Caixa junto a empresas privadas.
*Com informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.