Em seis meses, Governo contrata mais servidores do que estimava desligar com PDV
O Governo federal, que anunciou a abertura de um Programa de Demissão Voluntária com expectativa de adesão de cerca de 5 mil servidores, contratou 7 mil funcionários públicos a mais do que desligou de janeiro a julho.
O Ministério do Planejamento, autor dos dados, diz não haver incoerência em relação ao ajuste fiscal do Governo.
De acordo com o Painel Estatístico de Pessoal, ao final de janeiro o governo contava com pouco mais de 581 mil servidores. Ao final de julho, eram 588 mil.
Além da meta de corte com o PDV, o número de novos contratados também supera os 4.184 cargos comissionados que o Governo diz ter cortado nos últimos meses, e que teriam gerado economia de R$ 202 milhões por ano.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério do Planejamento informou que além de não haver incoerência na contratação de novos servidores e na adoção de um PDV, há outras medidas implantadas para reduzir o gasto com o pagamento de servidores.
Uma delas é a implementação da jornada de trabalho reduzida, que permite que os funcionários públicos optarem por trabalhar menos horas e ter o salário cortado na mesma proporção. Outra é a licença não remunerada.
*Informações da repórter Carolina Ercolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.