Em teste no Japão, carro voador consegue ficar no ar por um minuto

  • Por Jovem Pan
  • 06/08/2019 08h53
Reprodução/YoutubeGoverno japonês quer tornar carros voadores viáveis até 2030

Nesta segunda-feira (05), no Japão, um protótipo de carro voador ,parecido com um drone gigante, fez um voo de teste. Fabricado pela empresa Nec Corp, ele usou quatro hélices para sair do chão e, dentro de uma grande gaiola de segurança, levantou a 3 metros de altura e ficou voando por cerca de um minuto.

O governo japonês quer tornar carros voadores viáveis até 2030. Por enquanto, o objetivo é que o carro seja utilizado em entregas,  sem a necessidade de um piloto.

Entre as bases que o governo japonês está criando, está uma área de testes, em Fukushima. A ideia é utilizar a região devastada pelos desastre nuclear como local de voo para estes veículos.

Além da Nec, empresas como Boeing, Pal-V e Uber estão trabalhando em seus carros voadores.

Prancha voadora

Já no domingo (4), o francês Franky Zapata, conhecido como homem voador, cruzou o Canal da Mancha a bordo de seu Flyboard em pouco mais de 20 minutos, após uma breve parada em um barco para reabastecimento. Ele seguiu até a baía de Saint Margaret, no sul da Inglaterra, tornando-se o primeiro homem a cruzar o canal a bordo de uma “prancha voadora”.

Ex-campeão mundial e europeu de jet ski, foi Zapata mesmo quem inventou o equipamento, que é alimentado por querosene armazenado dentro de uma mochila. A prancha é equipada com cinco pequenos turborreatores, que permitem atingir uma velocidade de até 190 km/h durante dez minutos.

*Com informações do repórter Victor Moraes