Embraer faz comunicado a operadores sobre incidente em aeronave
Uma falha durante um vôo de um avião Embraer da família ERJ (170/175/190/195), utilizado por companhias aéreas em todo o mundo, foi apurada pela fabricante de São José dos Campos e gerou um comunicado aos operadores do modelo.
A Jovem Pan teve acesso a um documento enviado pela própria Embraer a seus clientes em outubro do ano passado devido ao problema que ocorreu com uma aeronave em voo. O incidente aconteceu com um operador não identificado do exterior. Embora a aeronave tenha apresentado o defeito, pousou com segurança.
Procurada pela reportagem da Jovem Pan a Embraer se pronunciou por e-mail dizendo que uma nova versão de software da aeronave será disponibilizada aos clientes. A fabricante descartou a possibilidade de perda de controle do avião, acrescentando que o problema apenas aumenta a carga de trabalho para a tripulação.
O texto enfatiza que as indicações necessárias para o voo permaneceram disponíveis dada a redundância dos equipamentos e que a cabine pode se despressurizar lentamente, com indicação aos pilotos. A empresa confirmou que houve o incidente com o modelo no exterior, mas destacou que não divulga dados que possam identificar os operadores envolvidos em eventos.
O mau comportamento observado no voo reportado foi reproduzido a todos os operadores por meio do comunicado que a Jovem Pan teve acesso. No Brasil, o modelo é operado pela Azul Linhas Aéreas.
Em agosto de 2017 um Embraer 190 da KlM fazia a ligação entre Amsterdã e Cagliari sofreu uma despressurização e precisou realizar uma aterrissagem de emergência no aeroporto de Genova.
*Com informações do repórter Daniel Lian
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.