Embraer e Boeing assinam série de acordos para criação de nova empresa

  • Por Jovem Pan
  • 25/01/2019 08h29
Divulgação/EmbraerA Boeing vai deter 80% da companhia e a Embraer, 20%

A Embraer e a Boeing assinaram uma série de acordos para a criação de uma nova empresa. Como fruto da negociação, a nova companhia de aviação comercial vai ter o nome de NewCo.

A Boeing vai deter 80% da companhia e a Embraer, 20%. Além disso, a empresa americana vai pagar 4,2 bilhões de dólares à brasileira. As aeronaves que já são desenvolvidas no Brasil permanecem por aqui, assim como os empregos e os projetos em andamento da área de Defesa.

Além disso, a Embraer tem opção de vender os 20% que possui para a norte-americana e de transferir as operações do Brasil para outro país. As duas empresas esperam que a negociação seja concluída no final deste ano.

A expectativa é que a medida comece a gerar lucro no ano que vem. Nos três primeiros anos, o negócio deve resultar em um ganho de 150 milhões de dólares anuais. A nova companhia vai ser comandada por um presidente e um CEO no Brasil, com os americanos tendo o controle operacional e de gestão.

Firmada no ano passado, a parceria entre Embraer e Boeing foi autorizada pelo Governo Federal no início deste mês. Segundo o Planalto, “foram avaliados minuciosamente os diversos cenários” e a proposta final “preserva a soberania e os interesses nacionais”.

*Informações do repórter Levy Guimarães