Empresa chinesa firma acordo para disputar projetos de infraestrutura em SP

  • Por Jovem Pan
  • 08/08/2019 09h05
Flicrk/Governo do Estado de São Paulo.Protocolo foi firmado no terceiro dia de Doria na China

A CR20, um dos 50 maiores grupos empresariais do mundo, celebrou um protocolo de intenções para disputar três projetos na área de infraestrutura em São Paulo. O governador do Estado, João Doria (PSDB) se reuniu com o presidente da empresa, Deng Yong, em Xiam, na China.

“Isso é bom porque atrai, também, outros potenciais grupos com interesse, sabendo que terão que disputar com o apetite chinês. Isso é bom, isso é saudável e pode melhorar o valor das outorgas e o resultado advindo desses leilões”, comemorou o governador. “Melhora também o cumprimento de prazos, objetivos e de custos”, completou.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, explica que o grupo chinês tem interesse na linha 6-Laranja do Metrô, no trem intercidades, que promete ligação de São Paulo a Campinas além dos projetos de despoluição dos rios Pinheiros e Tietê.

“Empresas chinesas tem algumas posições distintas: investir em projetos de construção onde o governo licita, compra, paga, e a empresa fornece. E aqui a decisão tomada foi de investir em projetos para a construção e operação, isso quer dizer tomar o risco dos próprios projetos, como o trem intercidades e a da linha 6-Laranja, que é uma busca de aquisição entre privados que poderá ocorrer até o dia 13 de agosto”, explicou Baldy.

Doria ressalta que o acordo não remove licitações previstas, mas demonstra a viabilidade do programa de desestatização.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos