Estudantes reclamam das dificuldades para conseguir vagas de estágio no País

  • Por Jovem Pan
  • 31/01/2018 07h26
Cecília Bastos/Jornal da USPLevantamento realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estádios indica que 36,81% das pessoas na faixa etária de 15 a 26 anos questionam o número baixo de oportunidades

Jovens reclamam das dificuldades para conseguir vagas em estágios no Brasil. Levantamento realizado pelo Núcleo Brasileiro de Estádios indica que 36,81% das pessoas na faixa etária de 15 a 26 anos questionam o número baixo de oportunidades, enquanto pouco mais de 34% lamentam a alta disputa com candidatos muito qualificados.

Seme Arone Júnior, presidente da Associação Brasileira de Estágios, explicou que, em meio a concorrência, é importante o estudante se informar sobre a área e a empresa que tem interesse: “você deve saber se a empresa na qual vai fazer processo seletivo está bem posicionada, se funcionários dessa empresa estão felizes para fazer a escolha certa. Iniciando a faculdade, não perca tempo”.

Seme Arone Júnior destacou ainda que estão disponíveis neste primeiro semestre de 2018 cerca de 216 mil vagas de estágio.

Yolanda Brandão, gerente de treinamento coorporativo do Nube, apontou algumas medidas a serem tomadas pelo candidato para evitar o nervosismo no momento da entrevista de estágio: “pode gerar ansiedade e causar preocupação e sintomas. Muito importante controlar a ansiedade antes de começar a entrevista, tome uma água, chegue antes, respire fundo”.

Ela afirmou ainda que os processos seletivos têm mudado ao longo do tempo, até mesmo com etapas online.

De acordo com dados do Ministério da Educação, o Brasil tem cerca de 17,6 milhões de estudantes com possibilidade de estagiar, mas apenas 1 milhão consegue garantir vaga.

*Informações do repórter Matheus Meirelles