EUA indiciam hackers que trabalham para agência de espionagem chinesa

  • Por Jovem Pan
  • 21/12/2018 06h52
Flickr/powtac Flickr/powtac O diretor do FBI, Christopher Wray, disse que nenhum país representa uma ameaça tão grande e por tanto tempo quanto a China

A Marinha dos EUA, a Administração Nacional de Aeronáutica e a Nasa foram alvos de dois hackers chineses que trabalham na China e invadem computadores, roubam propriedade intelectual e dados comerciais.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou o indiciamento deles nesta quinta-feira (20). Além dos Estados Unidos, mais de 12 países e 45 empresas foram alvos dos hackers.

O diretor do FBI, Christopher Wray, disse que nenhum país representa uma ameaça tão grande e por tanto tempo quanto a China, e que o país asiático quer substituir os Estados Unidos como a primeira potência mundial.

O movimento dos americanos é uma resposta ao suposto descumprimento de uma promessa que os chineses fizeram em 2015, quando se comprometeram em conter os ataques eletrônicos.

O caso dos dois hackers chega em um momento crítico nas relações entre os dois países. Apesar de que no dia 1º de dezembro, o presidente chinês Xi Jinping e Donald Trump se encontraram na reunião do G-20 e estabeleceram uma trégua na guerra comercial à espera de novas negociações.

*Informações do repórter Victor Moraes

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.