EUA pede fim de provocações e cobra volta de Pyongyang à mesa de negociações
Os Estados Unidos exigiram que a Coreia do Norte acabasse com as provocações depois que o país comunista lançou dois mísseis de curto alcance nesta quinta-feira (25). De acordo com o comunicado emitido pelo Departamento de Estado americano, a Casa Branca ainda espera pela continuidade do programa norte-coreano de desnuclearização.
De acordo com o Conselho de Segurança da Coreia do Sul, os projéteis foram disparados da cidade Wonsan, localizada à costa leste do país vizinho. O órgão não pôde identificar os modelos dos mísseis mas os classificou como uma potencial ameaça à integridade da península. Eles viajaram por cerca de 430 quilômetros sobre o mar do Japão.
O ministério da Defesa sul-coreano reiterou a exigência americana, defendendo o fim dos experimentos balísticos. Esse é o segundo teste feito pela Coreia do Norte em dois meses. Em maio, o país disparou outros dois mísseis de alcance semelhante.
Essa é a primeira vez que os norte-coreanos fazem testes balísticos desde que o presidente americano, Donald Trump, e o líder comunista Kim Jong-un se encontraram na zona desmilitarizada entre as duas Coreias em junho.
No encontro, as lideranças se comprometeram a promover novas rodadas de negociações, mas, desde então, a Coreia do Norte vem criticando os exercícios militares americanos feitos na Coreia do Sul.
*Com informações do repórter Renan Porto
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.