Com imigração suspensa, EUA já temem segunda onda da covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 22/04/2020 06h08 - Atualizado em 22/04/2020 07h50
Cadu Rolim/Estadão Conteúdo vacina na frente de uma bandeira dos estados unidos O médico Robert Redfield explicou que no inverno além dos casos de coronavírus, o país vai ter que lidar com a gripe

Uma nova onda de casos do coronavírus durante o inverno dos Estados Unidos pode levar a uma situação ainda mais difícil. Quem faz o alerta é do diretor do CDC, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, Robert Redfield.

Redfield deu uma entrevista ao jornal Washington Post e explicou que no inverno além dos casos de coronavírus, o país vai ter que lidar com a gripe.

O médico disse que enfrentar os dois surtos ao mesmo tempo pode causar uma pressão inimaginável no sistema de saúde. Ele lembrou que é muito importante tomar a vacina contra a gripe para evitar que os hospitais fiquem super lotados e faltem leitos para os pacientes.

A coordenadora da força-tarefa da Casa Branca contra o coronavírus, Deborah Birx, disse que o monitoramento dos casos vai continuar, e que o governo espera receber com antecedência alertas sobre uma possível nova onda de casos.

Na terça-feira (21), o presidente Donald Trump também falou mais sobre a suspensão da imigração aos Estados Unidos. Ele disse que a suspensão deve ficar em vigor por dois meses, e depois o prazo vai ser reavaliado. Ele deve assinar a ordem executiva nesta quarta-feira (22).

A decisão não afeta quem entra nos Estados Unidos de forma temporária, só quem busca a residência permanente no país.

Trump falou que a ideia é proteger os empregos dos americanos, para que eles não sejam substituídos por estrangeiros quando a economia do país reabrir./ Ele disse que o governo deve cuidar primeiro dos trabalhadores americanos.

Ainda na terça-feira, o Senado norte-americano aprovou a liberação de aproximadamente 480 bilhões de dólares para aliviar os impactos da pandemia.  O valor deve ser dividido entre hospitais, testes do coronavírus e empréstimos para pequenos negócios. Agora, o pacote segue para votação na Câmara dos Deputados e depois deve ser sancionado pelo presidente Donald Trump.

*Com informações da repórter Mariana Janjácomo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.