Eunício diz que aceita se reunir com próximo presidente para discutir Orçamento de 2019

  • Por Jovem Pan
  • 24/10/2018 08h28
Moreira Mariz/Agência Senado Eunício Oliveira disse que não vai procurar o presidenciável eleito no próximo dia 28, mas aceita receber o futuro chefe do Executivo para tratar do Orçamento

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, disse que aceita se reunir com o Presidente da República que vier a ser eleito para discutir o Orçamento federal de 2019.

A proposta tem de ser votada até o dia 22 de dezembro pelo Congresso e define quanto a União pode gastar no ano seguinte. Com isso, apenas parlamentares da atual legislatura podem fazer alterações no projeto. Eles têm até o dia de novembro para apresentar emendas.

Eunício Oliveira disse que não vai procurar o presidenciável eleito no próximo dia 28, mas aceita receber o futuro chefe do Executivo para tratar do Orçamento: “não me cabe procurar o presidente eleito, me cabe fazer aprovação do orçamento que chegou à Casa. Mas estamos em regime democrático, essa transição é mais que natural. Se procurador for, estarei aberto democraticamente”.

Na semana passada, Eunício chegou fazer contato com representantes das campanhas de Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT. Eles pediram para que as definições sobre o Orçamento fossem adiadas para o próximo presidente ter participação ativa nas discussões.

Eunício já disse que as despesas e receitas federais para o ano que vem serão adaptadas de acordo com as prioridades do próximo Governo.

Nesta terça-feira (23), o ministro do Planejamento Esteves Colnago classificou o Orçamento de 2019 como “restritivo com relação ao custeio”, mas disse que o Governo tem condições de passar o ano com tranquilidade.

Confira a cobertura completa das Eleições 2018

*Informações do repórter Levy Guimarães

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.