Ex-presidente do Paraguai Horácio Cartes vira réu na Lava Jato
O ex-presidente do Paraguai Horácio Cartes e o doleiro Dario Messer tornaram-se réus na operação Lava Jato. O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, aceitou a denúncia contra eles por organização criminosa.
Horácio Cartes foi acusado na Operação Patrón, um desdobramento da Lava Jato no estado. A suspeita é de que ele tenha ajudado na fuga de Dario Messer, conhecido como o doleiro dos doleiros. Messer está preso desde o fim de julho.
As investigações apontam que Messer enviou uma carta ao ex-presidente paraguaio pedindo R$ 500 mil para cobrir gastos jurídicos quando ainda estava foragido. O nome da operação que cuidava do caso, Patrón, se referia a como o doleiro se dirigia a Cartes na carta.
Horácio Cartes foi eleito senador no Paraguai. Apesar de não ter assumido o cargo, ele alega possuir foro privilegiado e pede ao Ministério Público para ser investigado no país.
Além de Horácio Cartes e Dario Messer, outras 17 pessoas viraram rés. Ao todo, são 11 brasileiros, 7 paraguaios e um uruguaio.
*Com informações do repórter Renan Porto
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.