Ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, se entrega à PF após ser alvo de operação
Cunhado da ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, se entrega à Polícia Federal, suspeito de desvio de dinheiro público. Nesta quinta-feira (18), Ricardo Murad foi alvo de nova fase da Operação “Sermão aos Peixes”, batizada de “Peixe de Tobias”.
Murad foi secretário estadual de Saúde entre 2012 e 2014, durante o quarto mandato de Roseana Sarney. De acordo com a Polícia Federal, há indícios de desvios na pasta de aproximadamente R$ 2 milhões entre os anos de 2011 e 2013.
O valor foi direcionado para uma empresa sediada na cidade de Imperatriz. Em 2015, um pedido de prisão de Murad já havia sido apresentado, mas foi negado pelo juiz federal Roberto Carvalho Veloso.
Uma outra etapa da operação Sermão aos Peixes foi deflagrada simultaneamente, denominada de Abscôndito Dois. Essa fase identificou a atuação de um grupo criminoso para destruir e ocultar provas relacionadas ao processo.
Relatório da Polícia Federal de 11 de agosto aponta que Ricardo Murad vazou detalhes da operação Sermão aos Peixes antes da deflagração.
De acordo com a defesa do ex-secretário de Saúde do Maranhão, não houve vazamento de informações.
Ao todo, considerando as duas operações, foram expedidos 19 mandados de busca e apreensão, oito de prisão temporária e um de prisão preventiva. Os investigados responderão por crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
As diligências foram realizadas em Brasília, Goiás, Maranhão, Pará e Tocantins. Foi determinado ao todo o bloqueio judicial e sequestro de bens em valor que supera 15 milhões de reais. Ricardo Murad ficará preso temporariamente à disposição da Justiça Federal.
*Informações do repórter Matheus Meirelles
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.