Programação especial no planetário do Ibirapuera celebra os 50 anos da chegada do homem à Lua
O planetário do Ibirapuera vai ter uma programação especial para celebrar os 50 anos da chegada do homem à Lua. O espaço, localizado na Zona Sul de São Paulo, recebe a exposição “Lua à Vista: Cinquenta Anos do Primeiro Passo”. Com a ajuda de maquetes e cartazes, a mostra explica o contexto da corrida armamentista que possibilitou a construção dos foguetes e módulos espaciais.
O diretor do planetário, João Eduardo de Souza da Fonseca, destaca que os visitantes vão poder se sentir na própria missão Apollo com óculos de realidade virtual. “Você vai poder também ter essa experiência, da realidade aumentada, de ver um pouso na Lua, poder ver como é uma viagem na Lua, experimentar essa visão de como seria estar na lua.”
Durante o período da exposição, a cúpula do planetário vai funcionar normalmente. E ela oferece uma oportunidade cada vez mais rara aos moradores de uma grande cidade que nem São Paulo.
Além da poluição do ar, o nosso céu tem muita poluição luminosa. Fonseca explica que os equipamentos do planetário permitem observar o céu como ele é de verdade. “A gente desperdiça muita luz para cima, e isso atrapalha, isso ofusca o céu. Então se você for para um lugar afastado, ou num deserto, que não tenha cidades próximas, você vai ter um céu muito diferente do que você tem aqui na metrópole.”
Serviço
A Exposição “Lua à Vista: Cinquenta Anos do Primeiro Passo” é gratuita e fica aberta ao público de 20 a 30 de julho a partir da uma da tarde. Já as sessões de observação na cúpula do Planetário tem ingressos a R$ 8, com meia-entrada a R$ 4. O planetário fica dentro do Parque do Ibirapuera, com acesso pelo portão 10.
O planetário do Parque do Carmo, na Zona Leste, também terá sessões especiais em homenagem aos cinquenta anos da chegada do homem à Lua.
*Com informações do repórter Tiago Muniz
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.