Facebook lança ferramenta para garantir proteção de dados 

  • Por Jovem Pan
  • 21/08/2019 08h27 - Atualizado em 21/08/2019 10h38
EFE Recentemente a rede social ainda reconheceu a contratação de empresas terceirizadas para transcrever arquivos de áudio de usuários do aplicativo

O Facebook lançou nesta terça-feira (20) uma nova ferramenta para controle de uso dos dados pessoais. Usuários poderão agora decidir quais informações obtidas na web podem ser vinculadas às suas contas na rede social.

O recurso foi disponibilizado para a Irlanda, Coreia do Sul e Espanha e deve chegar a outros países nos próximos meses.

Na prática, a ferramenta permite que usuários decidam se o Facebook pode utilizar dados pessoais para mostrar publicidade personalizada. Ainda assim, a novidade não impede a coleta das informações, que continua a ser feita pela rede social.

A grande diferença é que os dados serão repassados sem a identificação pessoal do usuário.

De acordo com o advogado especialista em direito digital, Victor Auilo Haikal, a medida é incompleta já que a legislação brasileira já prevê a possibilidade de exclusão das informações:

A nova ferramenta é lançada pelo Facebook após uma série de escândalos quanto ao uso de dados pessoais. Em março de 2018, informações de 87 milhões de usuários da rede social foram obtidas ilegalmente pela empresa Cambridge Analytica. O caso rendeu ao Facebook uma multa recorde de US$ 5 bilhões.

Recentemente a rede social ainda reconheceu a contratação de empresas terceirizadas para transcrever arquivos de áudio de usuários do aplicativo.

*Com informações da repórter Larissa Coelho

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