Facebook não alertou usuários sobre falha que permitiu invasão de 29 mi de contas

  • Por Jovem Pan
  • 17/08/2019 11h37
PixabayUsuários sabiam que rede social sabia da falha há anos e não avisou ninguém

Documentos indicam que o Facebook não alertou usuários sobre uma vulnerabilidade no sistema de logins da rede social. A brecha resultou na invasão de 29 milhões de contas em setembro do ano passado, que permitiu que hackers tivesse acesso a detalhes pessoais como nomes, telefones, datas de nascimento, entre outras informações.

O caso culminou em um processo movido por usuários da rede social que tiveram suas contas invadidas. Eles afirmam que o Facebook sabia da falha há anos e já teria, inclusive, alertado os próprios funcionários. O aviso, no entanto, não se estendeu ao restante da população, que ficou vulnerável aos ataques.

A brecha aconteceu no sistema de login único, uma ferramenta que permite acesso a outras plataformas através da conta do Facebook. A opção é muito utilizada por simplificar a entrada em novos aplicativos, sem a necessidade de um novo cadastro e foi exatamente através dessa funcionalidade que hackers foram capazes de acessar não apenas o próprio Facebook, como também todos os outros serviços.

Procurada, a rede social ainda não comentou sobre o assunto.

*Com informações da repórter Larissa Coelho