Facebook terá que pagar US$ 5 bilhões por vazamento de dados
Segundos as investigações, a rede social enviou dados de cerca de 87 milhões de usuários à Cambridge Analytic, empresa que trabalhou na campanha de Donald Trump, em 2016
A Comissão Federal de Comércio, órgão de defesa do consumidor dos Estados Unidos, vai multar o Facebook em US$ 5 bilhões. Segundo o jornal The Wall Street Journal, a empresa será punida por uso indevido de informações pessoais de usuários.
As investigações tiveram início há mais de um ano, depois de relatos sobre vazamento de dados de pessoas que usam o Facebook. A rede social enviou dados de cerca de 87 milhões de usuários à Cambridge Analytic, empresa que trabalhou na campanha de Donald Trump, em 2016.
A apuração do caso investigou se o erro cometido violava o decreto de 2012, em que o Facebook tinha concordado em proteger a privacidade na rede. Em abril do ano passado, a empresa já tinha assumido a culpa no vazamento das informações e agora firmou o acordo que prevê o pagamento de multa.
Este é o maior valor envolvendo a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos e uma empresa de tecnologia. A decisão teve 3 votos a favor e 2 contras. O caso, no entanto, ainda será levado para uma revisão no Departamento de Justiça.
O acordo deverá incluir outras restrições do governo sobre o Facebook, com relação à privacidade dos internautas. Os termos adicionais ainda não foram informados.
Tanto a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos quanto o Facebook ainda não se pronunciaram.
*Com informações da repórter Camila Yunes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.