Fachin arquiva inquérito que investigava ministro do TCU

  • Por Jovem Pan
  • 06/11/2018 07h00
Pedro França/Agência SenadoEle era denunciado por suposto recebimento de caixa dois entre 2012 e 2014, quando era senador pelo MDB da Paraíba

O ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin arquivou o inquérito que investigava o ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho. Ele era denunciado por suposto recebimento de caixa dois entre 2012 e 2014, quando era senador pelo MDB da Paraíba.

Segundo o inquérito, os repasses somaram R$ 350 mil vindos da Odebrecht, através de uma contabilidade paralela e não oficial.

O ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, também estaria envolvido de acordo com um dos delatores, mas nega participação.

O arquivamento foi feito a pedido da Procuradoria-Geral da República. Na manifestação ao Supremo, a PGR afirma não ter encontrado elementos suficientes para prosseguir com o processo.

O ministro Edson Fachin, ao aceitar o pedido, citou a “ausência de verossimilitude dos fatos narrados quando cotejados com os demais elementos reunidos”. Ele também diz que “a seu sentir, tal arcabouço não permite outras diligências”.

Porém, Fachin pontuou que as investigações podem ser retomadas caso surjam novas evidências no futuro.

*Informações do repórter Levy Guimarães