Falta de qualidade em creches pode levar a impactos negativos na vida de crianças a longo prazo
Neste domingo (28), celebrou-se o Dia Internacional da Educação
Com um terço das crianças de zero a três anos de famílias de baixa renda fora das creches, educadores cobram mais vagas e qualidade.
Neste domingo (28), celebrou-se o Dia Internacional da Educação. Apesar das melhoras nos últimos 10 anos, o atendimento nessas instituições para menores de zero a três anos ainda é de 32,7%.
Pelo Plano Nacional de Educação, até 2024, 50% das crianças nessa faixa de idade terão que estar matriculadas.
A especialista em educação infantil da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Beatriz Abuchaim, destacou o que é preciso ser feito para criar boas creches no país: “uma creche de boa qualidade pode promover o desenvolvimento integral das crianças. Para ter boa qualidade, a creche deve ter uma infraestrutura adequada, materiais e brinquedos disponíveis e profissionais bem informados”.
Beatriz Abuchaim lembrou ainda que a demanda das famílias que vivem nos grandes centros urbanos por creches ainda é grande.
De acordo com dados do Núcleo Ciência Pela Vida, instituições de educação para a primeira infância de má qualidade podem causar impactos negativos no desempenho das crianças a longo prazo.
*Informações do repórter Matheus Meirelles
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.