Falta de recursos dificulta pagamento do 13º salário de servidores em Estados brasileiros

  • Por Jovem Pan
  • 01/12/2017 06h57
Rafael Neddermeyer/Fotos PúblicasNo Rio Grande do Sul, este será o terceiro ano consecutivo em que os trabalhadores não receberão o dinheiro na data prevista

Mesmo após o fim do prazo para o depósito da primeira parcela, Estados brasileiros enfrentam dificuldades para pagar o décimo terceiro de servidores.

No Rio Grande do Sul, este será o terceiro ano consecutivo em que os trabalhadores não receberão o dinheiro na data prevista.

O benefício do ano passado foi parcelado em dez vezes e ainda não há previsão sobre o que vai acontecer em 2017.

O presidente da Federação dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, Sérgio Arnoud, relatou um cenário dramático: “as dívidas que os servidores acumularam, as multas que eles terão de pagar, os compromissos que deixaram de honrar, esses estão batendo à porta e se acumulando a cada dia”.

Em Minas Gerais, a falta de recursos para o décimo terceiro levou o governador a pressionar o presidente do Senado, Eunício Oliveira.

Fernando Pimentel quer acelerar o projeto que autoriza estados a anteciparem, junto aos bancos, recursos que seriam pagos por devedores da dívida ativa: “se isso tiver a agilidade que ele nos prometeu, a Câmara vai votar e teremos a autorização legal para cobrir o 13º salário”.

Apesar da situação delicada vivida no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o governo de São Paulo vai antecipar o décimo terceiro.

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira que a segunda parcela do benefício, prevista para 20 de dezembro, será paga no dia 15: “isso vai beneficiar 1,1 milhão de funcionários públicos do Estado da ativa, aposentados e pensionistas”.

No Rio de Janeiro, quase a metade dos servidores estaduais ainda não receberam o décimo terceiro salário do ano passado.

O Estado aguarda um empréstimo de quase R$ 3 bilhões, que faz parte do pacote de socorro financeiro, para pagar os trabalhadores.

*Informações do repórter Vitor Brown