Fernando Gabeira defende revisão em diretoria da Vale e denuncia influência de mineradoras no Congresso

  • Por Jovem Pan
  • 01/02/2019 08h37
  • BlueSky
José Cruz/ABr “Existe um gargalo, que é o gargalo político. Porque a Vale e outras têm grandes influências no Congresso", disse Gabeira

A tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, completa oito dias e as buscas ainda são feitas em meio a lama. O que se espera é que o ocorrido seja rapidamente solucionado e não siga os passos de Mariana que, três anos depois, continua sem a punição efetiva dos responsáveis.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o jornalista Fernando Gabeira defendeu a revisão da direção da Vale e criticou o slogan da empresa mineradora em seu site “Mariana Nunca Mais”.

“A Vale tem de rever sua direção, onde entrou com o slogan ‘Mariana Nunca Mais’. Agora tem que acrescentar e virar ‘Mariana e Brumadinho Nunca Mais’. E acrescenta outro, ‘Mariana, Brumadinho e Congonhas Nunca Mais’. Vai empurrando o ‘nunca mais’ para o fim e acrescentando outros nomes”, disse.

Gabeira, que disse ter recebido a notícia de Brumadinho com tristeza e indignação, destacou o “gargalo político” e a forte influência das mineradoras com o Congresso. “Existe um gargalo, que é o gargalo político. Porque a Vale e outras têm grandes influências no Congresso. A Vale usou R$ 75 milhões para financiar campanhas políticas. De qualquer maneira tem influência muito grande”, afirmou.

O jornalista criticou ainda a lentidão da Justiça. “No caso de Mariana a Justiça foi muito lenta, dominada por chicanas. A realidade de Mariana era clara”, disse.

Fernando Gabeira destacou ainda o comprometimento do Governo Federal para com as situações de barragens no País. Ele lembrou que o atual Governo de Jair Bolsonaro era crítico à legislação ambiental e ao Ibama, por exemplo, mas que “certamente irá mudar posições” após a tragédia.

Confira a entrevista completa com o jornalista Fernando Gabeira:

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.