Ferramenta em plataforma do INPE irá ajudar no combate a queimadas em todo o País
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos, apresenta nesta sexta-feira (15) a técnicos e gestores ambientais de todo o Brasil uma nova ferramenta para análise e alerta de queimadas.
A inovação está na plataforma computacional, que permite a cada usuário programar o sistema de acordo com suas necessidades, melhorando o combate aos incêndios florestais.
Além disso, começam na segunda-feira as obras da primeira etapa do projeto de expansão do Laboratório de Integração e Testes do INPE. Com a ampliação em São José dos Campos, o Brasil estará apto para realizar todo o processo de montagem e ensaios exigidos para lançamento de satélites de grande porte.
A primeira etapa da obra consiste na construção de 5,6 mil metros quadrados. O novo edifício deve comportar um ambiente para a instalação de câmara para ensaio de carga útil de satélites de telecomunicações.
Haverá câmara para pequeno porte para testes eletromagnéticos, câmaras para ensaios de antenas, além de ambientes para instalação de sistemas para ensaios de vibração.
Inaugurado há 30 anos, o LIT, no INPE, equipara-se aos melhores laboratórios do gênero no mundo, sendo o único no Hemisfério Sul.
*Informações da repórter Jovana Bubniak
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.