Fies: Prazo para inscrições termina nesta quarta-feira (28)

  • Por Jovem Pan
  • 28/02/2018 10h26
Cecília Bastos/Jornal da USPAs alterações do chamado Novo Fies não agradaram as principais instituições de Ensino Superior do Estado, acarretando na saída de diversas universidades do programa

Na noite desta quarta-feira (28) termina o prazo para a inscrição na edição do primeiro semestre de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil, Fies.

As alterações do chamado Novo Fies não agradaram as principais instituições de Ensino Superior do Estado, acarretando na saída de diversas universidades do programa.

A vice-presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares, a ANUP, contestou as ações do Governo: mas nós aconselhamos nossos associados a aderirem ao Fies, apesar de acharmos que ele não é política pública, porque mesmo assim ainda é uma opção para alunos que não tem renda e não tem emprego e nem condições de estudar hoje em dia”.

As modalidades do financiamento são estruturadas em três faixas: a primeira contempla alunos com renda familiar bruta, por pessoa, de até três salários mínimos, que contarão com juro real zero.

A segunda é destinada a alunos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com renda de até cinco salários mínimos para cada integrante da família.

E a terceira está direcionada a estudantes com o mesmo teto de renda familiar das demais regiões.

Nesses dois últimos casos, os juros serão um pouco acima da inflação.

As inscrições para o Fies devem ser feitas no site do Ministério da Educação. Os primeiros nomes dos contemplados serão divulgados no dia 5 de março, seguidos de uma outra lista no dia 12 do mesmo mês.

A previsão do Ministério da Educação é atender a 310 mil pessoas em 2018.

*Informações da repórter Neila Carvalho