Funcionários do BNDES e ex-presidentes se unem em defesa do FAT
Funcionários do BNDES e ex-presidentes do banco de fomento de reuniram nesta quarta-feira (19) no auditório principal do banco, no centro do Rio de Janeiro, em um ato em defesa do banco estatal e da manutenção do FAT, o Fundo de Amparo ao Trabalhador, como um mecanismo de financiamento do BNDES.
Na semana passada, quando foi apresentado o parecer da reforma da Previdência, os funcionários se surpreenderam com a exclusão, em vez da redução, do percentual de transferência de recursos do FAT para o BNDES.
Pela Constituição, o FAT, através do PIS/Pasep, financia para o BNDES 40% de seus recursos. O texto original da reforma da Previdência falava em uma redução de 40% para 28%. O parecer apresentado na última semana decidiu pela sua exclusão.
Segundo os ex-presidentes do banco estatal, a decisão irá ‘comprometer o potencial de crescimento do Brasil e também investimento de longo prazo no país’.
Os funcionários já estão em contato com deputados federais e pretendem ir a Brasília para pressionar os parlamentares envolvidos.
*Com informações do repórter Rodrigo Viga
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.