Furtos e roubos de celulares em São Paulo caem quase 16% em 2024, indica pesquisa

Redução a fatores como a eficácia de medidas preventivas, mudanças no comportamento criminal e avanços tecnológicos que facilitam o bloqueio e rastreamento de dispositivos

  • Por Jovem Pan
  • 15/01/2025 11h25 - Atualizado em 15/01/2025 14h55
  • BlueSky
Divulgação/SSP-SP Celulares apreendidos pela Polícia Civil Cidade de São Paulo lidera em números absolutos, com 133.800 casos registrados

Os casos de furtos e roubos de celulares no Estado de São Paulo apresentaram uma queda significativa de quase 16% em 2024, conforme pesquisa da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. O levantamento comparou dados de 2023 e 2024, revelando que as ocorrências caíram de 294.841 para 247.890, representando uma diminuição de aproximadamente 15,9%. O pesquisador responsável pelo estudo atribui essa redução a fatores como a eficácia de medidas preventivas, mudanças no comportamento criminal e avanços tecnológicos que facilitam o bloqueio e rastreamento de dispositivos.

A cidade de São Paulo lidera em números absolutos, com 133.800 casos registrados, refletindo os desafios de uma metrópole de grande porte. No entanto, a diluição causada pela população fixa faz com que outras cidades, como Praia Grande, Santo André e São Vicente, também apresentem taxas alarmantes. Na capital paulista, bairros como Pinheiros, Bela Vista, Barra Funda e Bom Retiro registraram o maior número de furtos, com destaque para a Praça da Luz, que teve um aumento de 127% nas subtrações de celulares. Em contrapartida, a Avenida Paulista, que liderava os registros em 2023, apresentou uma queda de 39% em 2024.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o trabalho realizado no combate a esses crimes possibilitou uma redução de 17% nos indicadores de furtos e roubos de celulares de janeiro a novembro de 2024, em comparação com o ano anterior. Na capital e na Grande São Paulo, a redução foi de 18% e 17%, respectivamente. A secretaria destacou que grandes operações realizadas recentemente resultaram na apreensão de mais de 16.000 celulares roubados, furtados e extraviados, além da prisão de 39 pessoas envolvidas em crimes de receptação.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Esses resultados positivos são atribuídos a uma combinação de esforços das autoridades e da sociedade. As campanhas de conscientização sobre segurança pessoal e o uso de tecnologias de rastreamento têm desempenhado um papel crucial na redução dos índices de criminalidade. Além disso, a colaboração entre a polícia e a comunidade tem se mostrado eficaz na identificação e prisão de criminosos, contribuindo para um ambiente mais seguro para os cidadãos.

*Com informações e Soraya Lauand

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo