Futebol alemão retoma partidas no sábado e mundo inteiro observa medidas adotadas

  • Por Ulisses Neto/Jovem Pan
  • 15/05/2020 07h03 - Atualizado em 15/05/2020 08h47
Focke StrangmannEstá claro que a principal motivação para terminar as ligas nacionais na Europa é financeira

Aos poucos, e ainda com muitas incertezas, o futebol vai começar a ser retomado pra valer na Europa neste final de semana. A Bundesliga, na Alemanha, será a primeira das grandes ligas a ter partidas durante a pandemia da doença causada pelo novo coronavírus.

O campeonato alemão será retomado no sábado (16) com portões fechados e um protocolo rígido, incluindo testes para todos envolvidos nas partidas. A primeira data do calendário na retomada já inclui até um clássico entre Borussia Dortmund e Shalke 04.

O mundo inteiro vai acabar observando os resultados deste primeiro passo na Alemanha para saber o que vai dar certo ou não por lá. Está claro que a principal motivação para terminar as ligas nacionais na Europa é financeira.

Mesmo na Alemanha, onde a covid-19 foi controlada e o governo está bem equipado para lidar com a situação, a retomada ainda parece arriscada. A questão é que os clubes da primeira divisão temiam um prejuízo da ordem de 800 milhões de euros se o campeonato não fosse finalizado.

Premier League

Na Inglaterra, o governo deu na quinta (14) a autorização final para a retomada da Premier League em junho. Os clubes vão tomar a decisão sobre como e quando retomar as atividades para valer na próxima segunda-feira (18).

A situação na Inglaterra é muito pior que a da Alemanha e discutir futebol agora está sendo amplamente criticado até mesmo por jogadores. Uma reunião nesta semana entre os capitães das equipes de primeira divisão terminou sem um consenso e com os atletas preocupados.

Mas, de novo, os prejuízos financeiros parecem estar falando mais alto: as emissoras de TV que detém os direitos da competição já avisaram que os clubes vão ter que devolver dinheiro, mesmo jogando as cerca de 90 partidas que ainda restam.

Até porque uma das exigências do governo para liberar o retorno do futebol foi a transmissão de partidas na TV aberta. Na Inglaterra, a Premier League só é televisionada por canais fechados que cobram caro por isso.

Normalmente, quem não tem os canais por assinatura acompanha as partidas nos pubs — que estão fechados por conta da pandemia. E, por lei, também a maior parte dos jogos aos sábados não pode ser televisionada — mas uma exceção será aberta uma vez que os jogos serão sem torcidas.

Essas partidas, que em tempos normais não estariam nem na TV fechada, devem acabar sendo transmitidas de graça por emissoras abertas ou pelo YouTube.

Outros países

Na Itália, a expectativa é de que o futebol volte no dia 13 de junho e na Espanha ainda não há definição sobre o tema.

Londres Real

Todo mundo sabe que o Brasil também contribuiu militarmente com a derrota do nazifascismo na Segunda Guerra Mundial, que completa 75 anos neste mês. E o episódio do Londres Real desta semana trata de outra contribuição brasileira relevante nestes esforços, incluindo arte moderna e diplomacia.

O episódio conta a história de um leilão com telas de Portinari, Tarsila do Amaral, e Di Cavalcanti aqui em Londres em 1944 que arrecadou fundos para a Força Aérea Real.

Foi uma manobra diplomática engenhosa encabeçada por Osvaldo Aranha que projetou o nome do país e dos modernistas brasileiros aqui na Europa. O podcast Londres Real já está no seu aplicativo favorito, no site da Jovem Pan e no Instagram como @londresreal.