Geada castiga plantações e preço do feijão carioca deve subir em breve

  • Por Jovem Pan
  • 08/07/2019 08h25 - Atualizado em 08/07/2019 10h03
Wikimedia Wikimedia Commons Rrecomendação é optar pelos outros tipos de feijão

A queda de temperatura em São Paulo nos últimos dias trouxe, também, uma forte geada, que atingiu lavouras de feijão carioca do interior de São Paulo. As plantações, que já estavam adiantadas, foram praticamente perdidas. Houve danos em regiões do sul de Minas Gerais e até em Goiás, mas a extensão ainda está sendo analisada.

O presidente do Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe), Rodrigo Luders, avalia o reflexo nas gôndolas dos supermercados. Para ele, o resultado das geadas será o aumento nos preços do produto.  “O resultado disso muito provavelmente os consumidores vão sentir já nos próximos dias, quando os preços começarem a subir. O que deve acontecer é que, por nós não termos estoques, diferente do ano passado, quando tínhamos um estoque maior de feijão, o preço disso deve vir mais rápido. O que existe hoje e escapou da geada talvez dê para atender o mercado até o final de agosto, metade de agosto. E claro, o reflexo vai acontecer já”, disse.

A queda da temperatura foi sentida fortemente no Sul e Sudeste. O Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe) analisa se houve a geada mais forte dos últimos 30 anos.

O carioca é o mais consumido pelos brasileiros e a recomendação é optar pelos outros tipos de feijão, para enfrentar o período de preços mais altos.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.