Gêmeas siamesas passam por cinco cirurgias no interior de SP; próximo passo é restabelecer parte neurológica

  • Por Jovem Pan
  • 01/11/2018 06h27 - Atualizado em 01/11/2018 08h11
Divulgação/HC-RP As meninas, que nasceram no Ceará, Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 2 anos, seguem em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva do hospital

Aconteceu o primeiro caso de irmãs gêmeas siamesas, unidas pela cabeça, e que passaram por uma cirurgia no Brasil. No total foram cinco operações que duraram 20 horas e que foram realizadas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto no interior de São Paulo.

As meninas, que nasceram no Ceará, Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 2 anos, seguem em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva do hospital, mas já respiram sem ajuda de aparelhos.

A quinta e última cirurgia, inédita na América Latina, foi a mais complexa porque envolveu a separação da parte dos cérebros. De acordo com o neurocirurgião Ricardo Santos de Oliveira, que participou de todo o processo, agora os médicos estão trabalhando na restruturação neurológica das gêmeas.

“O principal desafio é que a gente consiga restabelecer a parte neurológica das duas crianças e também os cuidados que estão sendo feitos de maneira meticulosa para que a cobertura cutânea esteja resolvida”, disse.

De acordo com o neurocirurgião as irmas devem permanecer no Hospital das Clínicas por mais algumas semanas e iniciar o processo de reabilitação na mesma unidade para só depois retornar para casa.

As gêmeas Maria Ysabelle e Maria Ysadora têm desenvolvimento normal, como qualquer criança da idade delas, estão aprendendo a falar, brincam juntas e já ensaiam os primeiros passos.

*Informações do repórter Victor Moraes

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.