Gêmeas siamesas separadas por cirurgia recebem alta de hospital após 36 dias

Mel e Lis passaram 10 meses unidas pela cabeça, na altura da testa

  • Por Jovem Pan
  • 04/06/2019 06h44 - Atualizado em 04/06/2019 10h34
  • BlueSky
Divulgação/Hospital da Criança de Brasília As gêmeas Lis e Mel nasceram ligadas pelo crânio As gêmeas Lis e Mel nasceram ligadas pelo crânio

Depois de comemorar 1 ano de vida no último sábado (1°) as irmãs siamesas Lis e Mel, separadas em abril receberam alta médica nesta segunda-feira (3). O procedimento, considerado de alta complexidade, foi algo inédito no Distrito Federal — a terceira cirurgia no Brasil e a décima do mundo.

As meninas estavam internadas no Hospital da Criança de Brasília. Mel e Lis passaram 10 meses unidas pela cabeça, na altura da testa.

A separação das gêmeas siamesas durou cerca de 20 horas, com 36 etapas. Lis saiu da UTI na última segunda-feira, já Mel havia deixado a unidade intensiva uma semana antes.

Quando as duas se encontraram, no mesmo quarto da enfermaria, trocaram longos olhares, se tocaram e Mel recebeu a irmã com um beijo. Agora, elas voltam para casa, em Ceilândia, onde devem seguir a rotina de cuidados pós-operatórios.

A expectativa é de vida normal para as pequenas, as duas devem visitar o hospital constantemente para o tratamento com fisioterapia e fonoaudiologia.

*Com informações do repórter Victor Moraes

  • BlueSky
  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.