Gestão Covas aposta em rede privada para reduzir déficit de vagas em creches

  • Por Jovem Pan
  • 13/11/2019 07h56 - Atualizado em 13/11/2019 08h52
  • BlueSky
Reprodução/Instagram Covas participa, do hospital, da criação do programa Mais Creche

A Prefeitura de São Paulo vai oferecer uma ajuda de custo para famílias mais vulneráveis, que tem filhos entre 0 e 3 anos e estão procurando por vagas nas creches da cidade. Atualmente, 75 mil bebês e crianças nessa faixa-etária estão nessa situação.

O secretário de Educação, Bruno Caetano, explica que o projeto já foi enviado à Câmara Municipal de São Paulo, e que, agora, aguarda a aprovação dos vereadores. Segundo ele, a ideia é realocar 35 mil crianças – 10% das vagas da rede. “O menor déficit de vagas em creche da história para esse mês. São 75 mil famílias que não encontram, ainda, vaga na rede municipal, mas esse número é cerca de dez mil pessoas na fila a menos do que o observado no mês anterior”, comemorou.

No programa Mais Creche, serão gastos R$ 727 por mês pra cada criança e a escola parceira terá de oferecer ensino em tempo integral, alimentação, materiais e uniformes.

O prefeito Bruno Covas (PSDB), do hospital, disse que já foram criadas 55 mil vagas, de um total de 85 mil, que serão criadas ate o fim do seu mandato. “Com isso, a gente pretende ter mais capilaridade nessas vagas que vão ser criadas. Não tem sentido construirmos espaço para 150 vagas quando tem distritos em que precisamos de 20, 25, 30 novas vagas aqui na cidade de São Paulo. Então vamos economizar dinheiro, vamos ampliar as vagas, atingir as 85 mil que é o compromisso assumido por essa gestão e eu tenho certeza que esse vai ser um grande programa para a cidade”, afirmou.

São mais de 2 mil instituições de ensino que estão dispostas a receber as crianças de 0 a 3 anos, como os Colégio São Luís, Arquidiocesano e Nossa Senhora do Sion. Todos eles têm mensalidades acima dos R$ 727 , mas mesmo assim querem ajudar.

Hoje, a prefeitura tem apenas dois modelos: as unidades próprias e as creches terceirizadas. Este último vive uma crise, uma vez que foi descoberta uma máfia das creches em São Paulo, que desvia dinheiro das unidades.

*Com informações do repórter Victor Moraes

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.