Gestão Doria quer concluir reforma da Previdência de SP ainda neste ano
Aliados do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), na Assembleia Legislativa (Alesp), pretendem aprovar a reforma da Previdência do Estado em ritmo acelerado. A intenção é que o projeto seja votado ainda neste ano.
A deputada estadual e líder do PSDB na Casa, Carla Morando, defende a urgência na discussão. “Julgo ser uma pauta de extrema importância e relevância, sobretudo de extrema urgência. O Estado, hoje, perdeu a capacidade de investimentos, e a gente precisa realmente fazer a nossa lição de casa, que já foi feita no Congresso, e agora os Estados precisam, também, realizar cada um a sua. Então aqui na Alesp estamos trabalhando incansavelmente para atender as classes, conversar com todos os deputados de todos os partidos, para que a gente consiga chegar em um denominador comum e fazer com que a reforma seja aprovada ainda este ano”, disse.
A oposição, no entanto, critica justamente o ritmo da discussão. Para o deputador do PT, Paulo Fiorilo, a mudança drástica traria grandes impactos para a vida dos funcionários estaduais, por exemplo. “Aquilo que tramita há 11 meses em Brasília, o governador quer aprovar em 11 dias. Um absurdo. Com o argumento de que precisa ter equilíbrio fiscal. O grande problema é que essa reforma tira dos trabalhadores. O governo não quer discutir, por exemplo, desoneração do ICMS, R$ 17 bilhões, ou R$ 3 bilhões de desoneração do IPVA. Aí sim a gente deveria discutir. Infelizmente o governo foge desse debate e prefere o mais fácil, que é tirar recurso dos trabalhadores”, ressalta.
Numa demonstração da urgência ao tema, um congresso de comissões foi convocado pela mesa diretora para esta segunda-feira (25), para início da discussão do projeto enviado pelo governador Doria à Casa.
*Com informações do repórter Marcelo Mattos
Assuntos
continue lendo
Beatriz Manfredini
Prefeitura de SP suspende alvarás de empresas ligadas a prédio que desabou na Penha
Controladoria determina vistorias extraordinárias em canteiros vinculados às empresas e ao sócio Cristiano Vivacqua, além de avaliar eventual interdição das obras
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas