Gigante chinês do comércio eletrônico fatura equivalente ao PIB de Honduras em apenas 24h
US$ 25,3 bilhões. Esse é o valor do faturamento do gigante chinês Alibaba.
O número pode não impressionar, mas a velocidade com que se chegou a esse volume de vendas com certeza impressiona: foram 24 horas.
A história é a seguinte: desde 2009 o e-commerce asiático realiza o Dia dos Solteiro, data em que são apresentadas promoções realmente agressivas e que alavancam as vendas.
Desde que foi criada, a data comercial, é a maior sensação do comércio online na China e a mais rentável do varejo online em todo o mundo.
Para se ter uma ideia, as compras feitas pelos chineses no Dia dos Solteiros são duas vezes e meia maiores que o total da Black Friday e do Cyber Monday juntas.
Essas duas datas são os pontos altos do varejo nos Estados Unidos, dias de promoções verdadeiramente atraentes.
Mas, voltado à edição deste ano: o volume de vendas foi 39% maior que no ano anterior. E a expectativa é que as transportadoras chinesas tenham de distribuir um bilhão e meio de encomendas nos próximos seis dias.
Aqui no Brasil o comércio eletrônico está se preparando para a Black Friday, data comercial importada dos Estados Unidos, que acontece no próximo dia 24.
São apresentados descontos especiais, mas ainda não conseguimos atingir a agressividade dos chineses na hora de derrubar os preços.
Em virtude disso, embora a data seja considerada prévia das vendas de Natal, ainda há muito espaço para crescimento da Black Friday no Brasil e também para o avanço do comércio eletrônico por aqui.
*Informações do repórter Carlos Aros
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.