Governo amplia número de vagas em comunidades terapêuticas para dependentes químicos

  • Por Jovem Pan
  • 13/12/2019 07h08 - Atualizado em 13/12/2019 07h24
ESTADÃO CONTEÚDO Maurício Camargo/Estadão Conteúdo Objetivo é alcançar a meta de 20 mil vagas em março de 2020

O Ministério da Cidadania vai ampliar as vagas para tratamento de dependentes químicos em comunidades terapêuticas. Mulheres, principalmente gestantes e mães que estão amamentando, terão prioridade no atendimento.

De acordo com a pasta, estudos mostram aumento de abusos de substâncias em pessoas deste grupo.

O ministério lançou, nesta quinta-feira (11), o edital para chamamento público das comunidades terapêuticas. Os estabelecimentos terão 90 dias para apresentar a documentação necessária para o processo.

O Ministério investiu cerca de R$ 154 milhões para a ampliações. De acordo com o secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, o número de vagas financiadas é quatro vezes maior do que em 2018.

“Até o ano passado o governo federal financiava 2.900 vagas, então agora, a partir deste ano, nós já ampliamos o número de vagas financiadas, passamos a 11 mil vagas financiadas pelo governo federal”, disse.

O Ministério da Cidadania espera que a expansão diminua a dificuldade de acesso de dependentes químicos ao tratamento gratuito. Até março do ano que vem, o o objetivo é aumentar o número de vagas para 20 mil.

*Com informações da repórter Nanny Cox

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.